Boca ,dentes, língua e glândulas salivares …

A abertura por onde alimento entram no tubo digestivo é a boca. logo ao entra no nosso corpo ele  encontra os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação e o contato com enzimas produzidas pelas glândulas salivares . Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.
O dentes são uma parte importante da boca pois são eles fraguimentão os alimentos fazendo com que as enzimas tenham mais facilidade em reduzir as macro-moléculas dos alimentos , o ser humano possui 32 dentes no total cada um tem seu nome :
A lingua tem uma função extra ao sistema digestivo que é o paladar ou seja a capacidade de sentir o sabor do alimento já o seu papel no sistema digestivo é movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta
As gandulas salivares tem o papel de produzir secreções que compõem a saliva e já começam a digestão do alimento na boca ou seja essa secreções são enzimas , ao total são 3 glândulas :

-Glândula parótida – Com massa variando entre 14 e 28 g, é a maior das três; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilhão da orelha;mais fluida-espumosa-2º molar
-Glândula submandibular – É arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz.Mais viscosa
-Glândula sublingual – É a menor das três; fica abaixo da mucosa do soalho da boca. Mais líquida.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s